VISITAR O PORTO
Porto, UM TESOURO PARA DESCOBRIR
A cidade do Porto é um belo destino do norte de Portugal, repleta de atrações, igrejas, monumentos e belas paisagens urbanas. É uma cidade bastante turística, também conhecida pelo famoso vinho do Porto.
A cidade do Porto Portugal, também é conhecida pelas imponentes pontes que cruzam o rio Douro com belíssimas vistas. Ás margens do rio, no cais da Ribeira e em Viva Nova da Gaia, inúmeros restaurantes e vinícolas são as atrações.
A cidade possui inúmeros atributos, das pedras da sua arquitetura às uvas do seu vinho, que fizeram dela Melhor Destino Europeu durante vários anos.
Visitar o Porto - Itinerário 1
oporto soul propõe-lhe os melhores pontos para visitar
A OPORTO SOUL, elegeu dois itinerários para que não perca nada do que é importante conhecer na cidade do Porto. Siga este primeiro itinerário, com uma pequena explicação do ponto referenciado e consulte a sua localização no mapa. Visite locais como o Mercado do Bolhão, a Avenida dos aliados e a Câmara Municipal, a Livraria Lello & Irmão, a magnífica Torre dos Clérigos, e muito mais.
MERCADO DO BOLHÃO
VISITA 1
Já não falta muito, mas até lá não o encontra aqui, mas sim no Centro Comercial La Vie Porto Baixa (Rua Fernandes Tomás) onde abriram um espaço para o mercado temporário.
AVENIDA DOS ALIADOS
VISITA 2
Os edifícios demonstram inequivocamente a importância desta praça, competindo em exuberância dos respetivos estilos arquitetónicos. Paragem obrigatória em qualquer roteiro do Porto!
LIVRARIA LELLO & IRMÃO
VISITA 3
Esta livraria de design exuberante, escadaria curvilínea em madeira forrada de vermelho é histórica e consta de todos os tops de livrarias mais belas do mundo (se não consta, devia).
TORRE DOS CLÉRIGOS
VISITA 4
A ornamentada Igreja dos Clérigos também é digna de visita. O destaque deste templo barroco vai para o altar em mármore. É, literalmente, um dos pontos mais altos deste roteiro do Porto.
MERCADO FERREIRA BORGES
VISITA 5
É representativo da arquitetura em ferro forjado no Porto e hoje acolhe o restaurante-cervejeira O Mercado e o Hard Club, um espaço de eventos musicais e culturais com personalidade.
PALÁCIO DA BOLSA
VISITA 6
Não tanto pelo seu exterior imponente mas pelos salões interiores que são dum esplendor que maravilha todos os visitantes.
O Salão Árabe é dos mais louvados pela opulenta e brilhante ornamentação mas cada salão tem uma sumptuosidade rara
IGREJA DE SÃO FRANCISCO
VISITA 7
Chamam-lhe a “igreja de ouro” e quem visita percebe logo porquê. O destaque é sempre dado à Árvore de Jessé, mas não sabemos dizer qual das capelas é mais bela.
MIRAGAIA
VISITA 8
Vamos tomando o gosto a alguns dos aspetos que caracterizam o Porto: as primeiras imagens do casario típico, das estreitas varandas em ferro forradas a vasos de flores, roupa pendurada nas cordas e cortinas de crochet; dos bairros ao nível do rio com os fontanários comunitários como o Chafariz da Colher ou a Fonte do Bicho; das igrejas revestidas a azulejo azul e branco.
FOZ
VISITA 9
A Foz é a zona balnear do Porto. A marginal convida a longos passeios o que a torna no ponto favorito de muitos portuenses para esticar as pernas ou fazer um jogging. E tudo isto enquanto desfruta das vistas sobre o Atlântico.
Visitar o Porto - Itinerário 2
oporto soul propõe-lhe os melhores pontos para visitar
A OPORTO SOUL, elegeu dois itinerários para que não perca nada do que é importante conhecer na cidade do Porto. Siga este segundo itinerário, com uma pequena explicação do ponto referenciado e consulte a sua localização no mapa. Visite locais como o Café MAjestic, Batalha, Teatro Nacional de São João, Estação de São Bento, Sé do Porto ou Ponte D. Luís I.
CAFÉ MAJESTIC
VISITA 1
PRAÇA DA BATALHA
VISITA 2
O templo atual data do século XVIII, os azulejos só lhe foram acrescentados nos anos 30 e são da autoria de Jorge Rey Colaço, o mesmo ceramista responsável pelos painéis da Estação de São Bento.
ESTAÇÃO DE SÃO BENTO
VISITA 4
Um dos painéis retrata cenas da vida rural do norte, enquanto que os restantes se focam em episódios históricos como a Conquista da Ceuta, a Batalha de Arcos de Valdevez e a apresentação de Egas Moniz ao rei.
SÉ DO PORTO
VISITA 5
No interior temos o sumptuoso altar barroco do século XVII e os conhecidos órgãos da Sé do Porto e para quem tenha interesse, o Museu Tesouro da Sé do Porto.
CONVENTO DOS GRILOS
VISITA 6
Por causa de estar escondida, o Colégio dos Grilos é das mais esquecidas do Porto, um segredo bem guardado pois acolhe o Museu de Arte Sacra e Arqueologia do Porto. A fachada é do estilo maneirista barroco-jesuítico e é pena que só possamos apreciar de passagem porque, diz quem lá mora, que o interior é de pôr uma pessoa de joelhos.
PONTE D. LUÍS I
VISITA 7
Atravesse para relaxar e usufruir de dois dos melhores miradouros da cidade do Porto, principalmente ao fim do dia: Miradouro da Serra do Pilar e Jardim do Morro.
CAVES VINHO DO PORTO
VISITA 8
A marginal do rio Douro em Vila Nova de Gaia está sempre cheia de animação, banquinhas onde se vende de tudo um pouco, e, invariavelmente, muitos turistas.
CAIS DA RIBEIRA
VISITA 9
A fisionomia é claramente medieval, nas ruelas estreitas, nas esquinas assimétricas, nos arcos românicos, na desordem organizada duma urbe que nasceu colada a muralhas.